"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Projeto "Promoção de Leitura" na EBS Velas


Na turma um do quarto ano, cumpriu-se com o estipulado no plano de escola para a promoção da leitura, integrado no plano do ProSucesso e no sentido de desenvolver a competência leitora.


Nesse sentido, ao longo do 2º período foram lidas e exploradas algumas das obras sugeridas no programa/metas de português, nomeadamente, "O Príncipe Feliz", "A maior flor do mundo", "O Rouxinol" e "Os sapatinhos vermelhos". 


Os discentes têm ido com regularidade à biblioteca da escola requisitar livros e também têm frequentado, mensalmente, as sessões de leitura, através da " Hora do conto", dinamizadas na biblioteca. Essas sessões têm sido do interesse dos alunos. 


Ao longo do período, cada aluno escolheu um livro que, posteriormente apresentou aos seus colegas. Esta atividade tem tido um grande impacto nos alunos, pois tem-se verificado um grande empenho e satisfação na realização desta tarefa. 


No final do período, os alunos foram contar histórias aos colegas do segundo ano, que continuam a manifestar um grande interesse e satisfação ao recebê-los. Este é um momento de grande satisfação para ambos os grupos, pois os colegas escutam os seus pares com muita atenção e respeito e posteriormente respondem às questões que estes lhes fazem acerca das histórias. 


Do projeto "Ler é Saudável" foi trabalhada a história "Filipe e a escada mágica". Ao nível da atividade "leitura compartilhada" foi contada uma história, por uma encarregada de educação. Esta atividade continua a ser muito gratificante, pois os discentes têm expressado muita satisfação perante o interesse que os pais apresentam face às suas atividades escolares. Há ainda a referir a cumplicidade e o trabalho cooperativo existente entre pais e filhos.


Na atividade  “Chá com Letras”, dinamizada pela  Biblioteca escolar, três alunos da turma apresentaram as suas histórias. Este momento foi muito interessante, pois o desempenho dos alunos foi muito apreciado pelos presentes.


Todas as atividades desenvolvidas têm contribuído de uma forma muito positiva para a um progresso ao nível da competência leitora, assim como para um maior interesse pelos livros e pelo prazer de ler.



A docente titular

Alda Maria Padrela Silveira

(3 de abril de 2017)