"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

2.ª Edição - Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática


Decorrem desde o início do ano letivo de 2015/16, as oficinas de formação “Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico” e “Estratégias de Abordagem a Conteúdos Matemáticos no 2.º Ciclo do Ensino Básico”, uma parceria entre a Universidade dos Açores e a Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, ProSucesso – Açores pela Educação. Nestas oficinas participam professores de todas as unidades orgânicas (agrupamentos de escolas) da Região que ministram o respetivo nível de ensino, 1.º ciclo ou 2.º ciclo. Estas oficinas caracterizam-se por uma proximidade com o dia a dia da sala de aula e os seus princípios orientadores assentam em numerosos estudos provenientes das Neurociências Cognitivas, que explicam a forma como o nosso cérebro aprende Matemática, e em alguns casos de sucesso do ensino da Matemática no Mundo, como é o exemplo de Singapura.


Entre os dias 6 e 8 do mês de março, decorreu o evento "Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática – 2.ª Edição", no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.  No evento realizaram-se duas oficinas, onde estiveram presentes cerca de 90 formandos bem como a Equipa de Coordenação do Guia de Apoio ao Professor para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e a Equipa de Formação e Acompanhamento Pedagógico de Docentes da Educação Básica.


A Comissão Organizadora da iniciativa é composta pelos três formadores das duas oficinas, Ana Paula Garrão, Margarida Raposo e Ricardo Cunha Teixeira, sendo este um evento com a chancela do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (NICA) e da Pró-Reitoria para as Relações Externas e Extensão Cultural da Universidade dos Açores, contando ainda com o apoio do programa American Corner e da Secretaria Regional da Educação e Cultura do Governo dos Açores.


Marcaram presença nos 3 dias de formação, os professores convidados Doutor Richard Bisk (Worcester State University, EUA) e Doutor Carlos Pereira dos Santos (Centro de Análise Funcional, Estruturas Lineares e Aplicações da Universidade de Lisboa).


No dia 7 de março, pelas 16h00, houve ainda uma sessão plenária destinada a educadores, professores, encarregados de educação e público em geral.