"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Balanço da apresentação do plano ProSucesso aos alunos da EBS de Velas


A equipa do ProSucesso da EBS de Velas procedeu, durante o mês de janeiro, à divulgação do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar - ProSucesso aos alunos daquela unidade orgânica. O objetivo desta ação foi dar a conhecer o que é o ProSucesso, qual o seu objetivo e como está a ser implementado.

 

Os elementos da equipa elaboraram apresentações em PowerPoint e um jogo, que posteriormente foram apresentados em todas as turmas. Estes materiais foram construídos, tendo o cuidado de serem diversificados, apelativos e tendo, sempre em conta, a faixa etária e o ano de escolaridade do público-alvo.


No 2º, 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário foi abordado o tema avaliação e recolhido o feedback dos alunos sobre esta matéria. Este tema foi abordado pela sua importância e devido à formação sobre a avaliação formativa que decorreu em março.

 

A receção, por parte dos alunos, a esta divulgação foi positiva e concluiu-se que os alunos conhecem os projetos, assim como as questões da avaliação, sobre as quais teceram críticas muito pertinentes, nomeadamente a importância da primazia que deve ser dada à avaliação formativa e que, segundo alguns alunos, principalmente do 3º ciclo, ainda não está a ser posta em prática por todos os professores, assim como a importância da diversificação dos instrumentos de avaliação formativa e as aulas práticas no ensino de cariz profissionalizante.


Os alunos demonstraram, ainda,  ter consciência da justiça/injustiça, fazendo, também, uma análise crítica ao seu comportamento e prestação nas aulas.