"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Dia da Formação Financeira na EBI Ginetes


A Escola Básica Integrada de Ginetes por reconhecer a importância da Educação Financeira para a formação integral e cívica dos seus alunos, deliberou elaborar o Projeto “Na Nossa Escola, Todos Contam”. No âmbito deste projeto, decidiu aceitar o desafio lançado pelo Plano Nacional de Formação Financeira e participar no evento “Junta-te a nós porque Todos Contam!”, no âmbito do dia da Formação Financeira que decorreu a 2 de novembro de 2016.


Das atividades propostas para a comemoração deste dia, realizaram-se duas palestras, uma para alunos do 2.º ciclo e outra para alunos do 3.º ciclo, intituladas “Gestão do Orçamento Familiar” e dinamizadas pela Associação dos Consumidores da Região Açores – ACRA. Fez-se, também a inauguração do painel temático “Informa-te, porque Todos Contam”, ficando a execução do mesmo a cargo da turma B do sétimo ano, no âmbito das aulas de Cidadania. Neste painel foram expostos trabalhos elaborados por alunos de algumas turmas da escola, alusivos ao tema em questão e de acordo com as propostas que constam do Projeto de Educação Financeira da escola. Assim, expuseram-se alguns cartazes, realizados a partir de materiais recicláveis, nomeadamente jornais, revistas e cartões; marcadores de livros que continham um provérbio ou uma frase sobre poupança, também feitos a partir de materiais recicláveis e que posteriormente serão entregues à biblioteca da escola para que sejam oferecidos aos alunos que frequentem e participem nas atividades da mesma. Este painel temático ficará exposto durante todo o ano letivo e será atualizado com os trabalhos que, entretanto, forem sendo realizados.


A partir de um inquérito realizado, com o intuito de se aferir os conhecimentos que os alunos do 3.º ciclo da escola têm sobre a temática em causa, fez-se a recolha de dados junto de todos os alunos do referido ciclo, para posteriormente serem tratados nas aulas de Matemática e de Tecnologias da Informação e Comunicação pelos alunos de uma turma do PROFIJ e apresentados à comunidade educativa no painel temático “Informa-te, porque Todos Contam”.



O Coordenador do projeto

Paulo Fragata 

(16.11.2016)