"A escola ajudou-nos a encontrar a nossa paixão" Joana Rijo
Empregado comercial & Bodyboarder
20 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA Sandra Gomes (EBI Água de Pau)


Este ano letivo, assumi funções de Prof DA. E, ser prof DA significou abraçar um projeto inovador que pretende implementar a metodologia de Singapura, um modelo de prática letiva reconhecido internacionalmente pela taxa de sucesso obtida na área de Matemática.


Foi, sem dúvida, um ano letivo marcado por uma prática pedagógica enriquecedora proporcionada através da ação de formação «Matemática Passo a Passo: Estratégias de Superação de Dificuldades no 1.º Ciclo do Ensino Básico». Destaco igualmente o evento «Novas Estratégias para a Aprendizagem da Matemática» pela pertinência e aplicabilidade dos temas abordados pelos palestrantes convidados que, com a sua experiência, apontaram para uma nova perspetiva pedagógica suscetível de elevar o rendimento dos alunos, fomentando o gosto pela Matemática, a ciência dos padrões. Um ano letivo surpreendente que demonstrou a eficácia do trabalho em rede através da partilha de recursos e das experiências tidas no terreno, nos diversos fóruns da plataforma Moodle criada para o efeito. Um ano letivo pautado por uma nova abordagem metodológica promotora do sucesso educativo!


Se queremos alunos bem sucedidos na Matemática, todos os intervenientes envolvidos no processo educativo terão que continuar a conjugar esforços para que esta área curricular seja encarada com otimismo. A responsabilidade pelo sucesso dos alunos é de todos! 


No que se refere à coordenação científica, não poderia deixar de mencionar o Professor Doutor Ricardo Teixeira, docente responsável pela formação ministrada aos prof DA, pelo devido acompanhamento ao longo deste ano.

       

A professora DA,

Sandra Gomes

(ano letivo 2015/2016)