"Foi uma aventura, para mim, ingressar numa área ainda considerada para homens. " Mariana Silveira
Técnica de Viticultura e Enologia
20 Anos

EBI Praia da Vitória - Intranet - Apoio ao Estudo


O Plano de Atividades / Plano de Melhoria da Biblioteca Escolar da EBI Praia da Vitória previa a criação de uma intranet dedicada aos alunos, na qual os alunos pudessem encontrar recursos educativos diversificados e de qualidade. Para tal, era necessário criar uma rede informática estruturada que suportasse os conteúdos que foram ao longo do ano letivo anterior preparados, numa tarefa morosa e exigente. Requeria-se para a sua concretização equipamento informático (já existente) e conhecimento e disponibilidade da Equipa TIC da escola. Tudo se conjugou favoravelmente e atualmente a EBI da Praia da Vitória dispõe de um excelente plataforma de aprendizagem e de apoio ao estudo, assumindo-se como um factor chave de promoção do sucesso escolar.

Assim, desde o início de abril que está já a funcionar em pleno a Intranet dos Alunos em cerca de 125 computadores, distribuídos pelas quatro salas de informática e pelo BECRE. Desde o ano letivo anterior que se preparou a construção dessa intranet para uso dos alunos na BE, nos quinze computadores ao seu dispor nesse espaço e nos restantes computadores disponíveis fora desse espaço, onde estão agora alojadas informações alusivas à biblioteca e um manancial de materiais de estudo para todas as disciplinas/áreas. O objeto que presidiu a esta atividade foi produzir uma plataforma que facilitasse, a partir do computador, o acesso rápido a guiões de pesquisa, materiais de orientação à utilização da informação e de apoio ao estudo.

Nessa intranet para os alunos está ainda disponível um vasto conjunto materiais de suporte à aprendizagem e ao estudo dos alunos para todas as áreas disciplinares do 5º ao 9º ano, facilitando-se, por essa via,  o acesso a materiais e guiões de apoio ao estudo e à realização de trabalhos no âmbito disciplinar (testes, fichas informativas e formativas, PowerPoint’s, testes de avaliação formativa, recursos digitais, guiões de estudo e pesquisa, etc.). Com dois ou três cliques os alunos acedem rapidamente à disciplina que pretendem estudar e/ou copiar os materiais para a sua pen para reforço do seu estudo em casa ou na escola.

Neste processo, a coordenação da Biblioteca Escolar teve o extraordinário “know-how” e suporte da Equipa TIC, liderada pelo Prof. Emanuel Monteiro, responsável pela implementação dos procedimentos técnicos que possibilitaram a estruturação desta rede para alunos. A criação de uma palavra passe individual para todos os discentes contribuiu ainda para o aperfeiçoamento do processo.

Já para o pessoal docente, a Biblioteca Escolar, procurando dar resposta às novas exigências a que está obrigada no domínio do “currículo, literacias e aprendizagem”, criou uma unidade de rede intitulada “BECRE”, à qual os docentes podem aceder em exclusivo através da sua sessão informática. Aí foram disponibilizados múltiplos documentos em suporte texto, áudio e vídeo sobre temáticas passíveis de serem abordadas ou tratadas em Cidadania ou em contexto disciplinar. Existe ainda uma pasta intitulada “Guiões de apoio ao estudo”, na qual se apresentam diversos documentos que permitem apoiar a pesquisa e elaboração de trabalhos pelos alunos a nível disciplinar e várias pastas com “kit’s temáticos” (Segurança na Internet; Direitos Humanos, Bullying, União Europeia, Patrono - Francisco Ornelas da Câmara).

No próximo ano, no intuito de divulgar e rentabilizar este recurso junto dos alunos, a BE acrescentará o conhecimento minucioso desta “Intranet” nas suas sessões de formação de utilizadores.