"O que interessa é aquilo que fazes com aquilo que te ensinaram." Jácome Armas
Físico Teórico
30 Anos

Testemunho na primeira pessoa - Prof DA João Duarte & Zélia Faria (EBI Arrifes)


O Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar – ProSucesso, implementado na Região Autónoma dos Açores, pela SREC, visa a redução do abandono precoce da educação e da formação dos nossos jovens açorianos, incluindo os arrifenses.


Na Unidade Orgânica dos Arrifes foram dois docentes nomeados Prof DA, professores qualificados na resolução de dificuldades de aprendizagem, na área da Matemática, e foi-lhes ministrada formação específica “Matemática Passo a Passo – Estratégias de Superação de Dificuldades para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, para desempenharem as funções atribuídas. Os referidos professores têm uma ação colaborativa junto dos professores titulares de turma do primeiro ano de escolaridade, uma ação interventiva na lecionação de alguns conteúdos curriculares e aplicação de novas metodologias na aprendizagem dos mesmos, e, também, de apoio individual aos alunos com dificuldades, na área da Matemática, na aprendizagem do sentido do número e do cálculo.

 

O trabalho interventivo e de apoio aos alunos com dificuldades na aprendizagem, desenvolvido pelos Prof DA, no primeiro ano de escolaridade, tem revelado um aumento significativo no empenho e na capacidade de concentração dos alunos pelos conteúdos matemáticos, que são abordados através da dinâmica CPA (Concreto, Pictórico, Abstrato). Os Prof DA em colaboração com os professores titulares de turma planificam estratégias e constroem materiais que os alunos podem manipular e utilizar para realizarem as suas experiências matemáticas. Estas estratégias estimulam e promovem a comunicação matemática dos alunos, levando-os mais facilmente à compreensão dos saberes matemáticos.

Com o final do ano letivo a aproximar-se temos a sensação do dever cumprido, a satisfação dos resultados obtidos, vontade para dar continuidade ao Projeto com a promessa e colaboração dos nossos colegas titulares que, com o passar do tempo, deixaram-se vencer pela mudança pedagógica.

 

Também contamos com a comunidade educativa dos Arrifes – os arrifenses, sobretudo, os pais e encarregados de educação que têm um papel importantíssimo na educação dos seus filhos e educandos, interessando-se pela continuidade deste Projeto, acompanhando e participando nas experiências escolares dos mesmos.

 

O ProSucesso na área da Matemática é um projeto ambicioso, mas com sucesso no trajeto e no desfecho académico dos nossos alunos.

               

Os Prof DA

 João Duarte e Zélia Faria

(ano letivo 2015/2016)